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Como a Continental recicla os resíduos dos pneus?

Reciclagem de pneus pela Continental

Como a Continental recicla os resíduos dos pneus?

O descarte incorreto de pneus usados é um dos grandes desafios ambientais da atualidade. No Brasil, estima-se que mais de 450 milhões de pneus gastos já tenham sido coletados e destinados de forma ambientalmente adequada desde a regulamentação do setor, segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). 


A legislação brasileira exige que fabricantes e importadores recolham, para cada pneu novo colocado no mercado, uma quantidade equivalente de pneus usados. Nesse cenário, a Continental se destaca como uma das empresas que mais investem em soluções sustentáveis para todo o ciclo de vida dos pneus.
 

Soluções de coleta e processamento de pneus


A Continental desenvolve e implementa diversas iniciativas voltadas à economia circular, desde o reaproveitamento de materiais até a recauchutagem e reciclagem de pneus em fim de vida útil. Um exemplo de boas práticas é a sua subsidiária na Alemanha, a Reifen-Entsorgungsgesellschaft mbH (REG), pioneira na responsabilidade pós-consumo dos pneus. A empresa fornece soluções completas de coleta e reaproveitamento, colaborando com varejistas, oficinas, montadoras, comunidades e consumidores finais.

No Brasil, o setor cimenteiro tem sido um dos principais aliados na reciclagem de pneus usados, transformando-os em Combustível Derivado de Pneus (CDP). Devido ao alto poder calorífico da borracha, esse material é utilizado nos fornos de produção de cimento como substituto de combustíveis fósseis. Além disso, o aço e a sílica contidos nos pneus também são reaproveitados como insumos industriais.

Transformação de pneus em novos produtos


Outra forma de reutilização é o processamento do pneu em granulado de borracha. Nesse processo, os componentes de aço e têxtil são extraídos e reciclados separadamente. O material resultante pode ser aplicado em diversas finalidades: como revestimento de pisos industriais, isolamento de edificações, enchimento de campos de grama sintética e, até mesmo, na pavimentação de vias urbanas. Neste último caso, a borracha em pó é incorporada ao asfalto, contribuindo para a redução de ruídos e aumentando a durabilidade das vias.

Além disso, projetos de engenharia civil vêm utilizando pneus inteiros ou fragmentados como base para muros de contenção, barreiras acústicas e até como sistema de drenagem em áreas agrícolas e urbanas. Essa diversidade de aplicações demonstra a versatilidade do material e o seu potencial para gerar valor mesmo após o fim de sua vida útil como componente veicular.

Inovação e produção sustentável


A Continental também se destaca no desenvolvimento de tecnologias que reduzem o impacto ambiental já na fase de produção dos pneus. Um exemplo é o processo ContiLifeCycle, que utiliza um método inovador de reciclagem de borracha e recauchutagem de pneus de caminhões. Esse processo não só prolonga a vida útil do produto, mas também reduz significativamente a emissão de CO2. De acordo com a empresa, as fábricas utilizando esse método já evitaram o descarte de milhares de toneladas de resíduos nos últimos anos.


Em termos de inovação, a marca também desenvolve pneus voltados para veículos elétricos e híbridos, com até 30% mais eficiência em termos de resistência ao rolamento em comparação a pneus padrão. Esses pneus ajudam a prolongar a autonomia dos veículos e diminuir o consumo de energia, sem abrir mão da segurança. A performance em pistas molhadas também é mantida, como demonstra a classificação "A" recebida nos testes do rótulo do Inmetro. 

Alternativas sustentáveis para matérias-primas dos pneus


Uma das iniciativas mais inovadoras da Continental é o uso do dente-de-leão como fonte alternativa para a produção de borracha natural. Em parceria com instituições de pesquisa europeias, a marca desenvolve cultivos sustentáveis dessa planta em regiões não destinadas à agricultura alimentícia. Essa medida não apenas reduz a pressão sobre as florestas tropicais, onde se concentram as monoculturas de seringueiras, como também contribui para a diminuição das emissões de carbono, ao encurtar a cadeia de produção.

Melhor ainda, os dentes-de-leão podem crescer em solos considerados improdutivos para agricultura, viabilizando o cultivo próximo às unidades fabris da empresa. Isso reduz a dependência de importações e garante mais previsibilidade de custos. Estima-se que até 30% da borracha utilizada em um pneu convencional de carro seja derivada da seringueira (Hevea brasiliensis), o que torna ainda mais relevante o desenvolvimento de alternativas viáveis como o látex de dente-de-leão.

Compromisso com um futuro sustentável


Todas essas ações demonstram o compromisso da Continental com a sustentabilidade em todas as fases do ciclo de vida do pneu. Desde a pesquisa de materiais alternativos e ecoeficientes até o reaproveitamento completo dos pneus inservíveis, a marca reforça seu papel de protagonismo na busca por soluções ambientais de longo prazo, inclusive no Brasil.

A responsabilidade compartilhada entre fabricantes, consumidores e governo é fundamental para garantir um futuro mais limpo, eficiente e seguro para todos. Para o consumidor final, a escolha de uma marca comprometida com a sustentabilidade representa não apenas uma decisão ética, mas também um passo concreto na preservação do meio ambiente. Ao investir em tecnologia, inovação e responsabilidade socioambiental, a Continental mostra que é possível unir performance e consciência ecológica no mesmo caminho.

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