As adversidades na hora de dirigir são muitas. Desde buracos na rua, lombadas irregulares e desníveis no asfaltamento da estrada, entre outros casos particulares de trânsito no Brasil. Por causa disso, é cada vez mais comum encontrar veículos circulando com as rodas amassadas ou danificadas, que é um problema muitas vezes negligenciado, mas que pode trazer consequências sérias tanto para a segurança quanto para o desempenho do carro.
Seja por impacto com meio-fios, valetas, buracos ou acidentes, as rodas são vulneráveis a deformações. E mesmo pequenas avarias podem comprometer o balanceamento, o conforto na direção, a durabilidade dos pneus e, principalmente, a segurança do motorista.
Quando uma roda sofre uma deformação, ela afeta diretamente o equilíbrio do conjunto roda-pneu. Isso pode resultar em uma série de sintomas e danos colaterais:
Ao identificar uma roda amassada, o ideal é não adiar a solução. O conserto pode ser simples, utilizando ferramentas como um martelo de borracha ou torno em oficinas especializadas. Também é possível que esse processo seja mais complexo, exigindo avaliação técnica e, em casos graves, a substituição completa da roda. Confira abaixo alguns tipos especiais de roda e suas particularidades:
A melhor maneira de evitar o problema é através da manutenção preventiva. Inspeções regulares nas rodas e pneus, atenção a ruídos ou vibrações incomuns, e evitar passar com velocidade por buracos ou obstáculos são atitudes que fazem a diferença.
Outro fator de proteção está nos próprios pneus de alta qualidade, como os da Continental, que incorporam soluções tecnológicas para ajudar a proteger as rodas contra impactos.
Alguns modelos da Continental contam com a tecnologia Flange Rib (FR), ela se trata de um ressalto de borracha na parte inferior da lateral do pneu, próximo à da roda. Esse componente atua como uma barreira protetora, minimizando os danos causados por impactos laterais leves, como em meio-fios e buracos rasos.
Além de proteger a roda, essa tecnologia contribui para o conforto na condução e a durabilidade do conjunto pneu-roda. Exemplos de pneus Continental com essa tecnologia inclui modelos como ContiSportContact 3 MO e ContiSportContact 5 MO.
Segundo especialistas da Continental, o processo de montagem do pneu na roda deve ser feito com conhecimento técnico e equipamentos adequados. Um aro danificado pode ser um fator contribuinte para o surgimento de vibrações, além de colocar em risco a segurança ao dirigir. É fundamental que profissionais capacitados verifiquem se o dano na roda pode ou não ser reparado.
Se você está precisando substituir os pneus do seu carro ou deseja reforçar a proteção contra impactos no dia a dia, conheça a linha completa da Continental, disponível na Besten Pneus, que é uma loja referência em qualidade, variedade e atendimento especializado.
Na Besten, você encontra desde os modelos mais urbanos e econômicos até os pneus de alto desempenho com tecnologias exclusivas como o Flange Rib (FR), ideais para quem valoriza segurança, desempenho e durabilidade em qualquer tipo de estrada.
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