Fechar
Joinville (47) 3027-9300
Besten Pneus
Continental
Menu

Rodas amassadas podem comprometer os pneus da Continental?

Confira os possíveis reparos e cuidados para evitar ficar com rodas amassadas

Rodas amassadas podem comprometer os pneus da Continental?

As adversidades na hora de dirigir são muitas. Desde buracos na rua, lombadas irregulares e desníveis no asfaltamento da estrada, entre outros casos particulares de trânsito no Brasil. Por causa disso, é cada vez mais comum encontrar veículos circulando com as rodas amassadas ou danificadas, que é um problema muitas vezes negligenciado, mas que pode trazer consequências sérias tanto para a segurança quanto para o desempenho do carro.

Seja por impacto com meio-fios, valetas, buracos ou acidentes, as rodas são vulneráveis a deformações. E mesmo pequenas avarias podem comprometer o balanceamento, o conforto na direção, a durabilidade dos pneus e, principalmente, a segurança do motorista.
 

Quais os problemas causados por rodas amassadas?


Quando uma roda sofre uma deformação, ela afeta diretamente o equilíbrio do conjunto roda-pneu. Isso pode resultar em uma série de sintomas e danos colaterais:

  1. Vibrações no volante: Um dos primeiros sinais perceptíveis é a vibração no volante, especialmente em altas velocidades. Essa vibração reduz o controle sobre o veículo, comprometendo a dirigibilidade e tornando a direção desconfortável.
  2. Desgaste irregular dos pneus: O desalinhamento causado pela roda amassada gera pressão desigual nos pneus, acelerando o desgaste de forma irregular. Isso não só reduz a vida útil dos pneus, como também prejudica a aderência ao solo.
  3. Aumento no consumo de combustível: Com a instabilidade no rolamento, o motor precisa trabalhar mais para manter o desempenho, elevando o consumo de combustível — o que impacta diretamente no bolso do motorista.
  4. Redução da estabilidade do veículo: Com uma roda danificada, a estabilidade nas curvas, freadas ou em manobras de emergência é significativamente reduzida. A resposta do veículo torna-se imprecisa e arriscada.
  5. Vazamentos de ar e comprometimento estrutural: Rodas muito amassadas podem dificultar o correto assentamento dos talões do pneu, provocando vazamentos de ar constantes ou até danos irreversíveis aos pneus.
     

Como consertar rodas amassadas?

Ao identificar uma roda amassada, o ideal é não adiar a solução. O conserto pode ser simples, utilizando ferramentas como um martelo de borracha ou torno em oficinas especializadas. Também é possível que esse processo seja mais complexo, exigindo avaliação técnica e, em casos graves, a substituição completa da roda. Confira abaixo alguns tipos especiais de roda e suas particularidades:

  • Rodas de aço: Elas são mais resistentes a pequenos impactos e, geralmente, podem ser desamassadas. Contudo, ao sofrerem deformações repetidas, o aço pode “encruar”, tornando-se quebradiço e mais suscetível a trincas — situação em que a única solução viável é a substituição.
  • Rodas de liga leve (alumínio): Rodas de alumínio são mais sensíveis a impactos. Elas não podem ser desamassadas da mesma forma que as rodas de aço. Para esse tipo de roda, é necessário processo técnico especializado, feito apenas por oficinas com equipamentos adequados e profissionais treinados.

Como prevenir rodas amassadas?

A melhor maneira de evitar o problema é através da manutenção preventiva. Inspeções regulares nas rodas e pneus, atenção a ruídos ou vibrações incomuns, e evitar passar com velocidade por buracos ou obstáculos são atitudes que fazem a diferença.

Outro fator de proteção está nos próprios pneus de alta qualidade, como os da Continental, que incorporam soluções tecnológicas para ajudar a proteger as rodas contra impactos.

Continental: Proteção e tecnologia com o Flange Rib (FR)


Alguns modelos da Continental contam com a tecnologia Flange Rib (FR), ela se trata de um ressalto de borracha na parte inferior da lateral do pneu, próximo à da roda. Esse componente atua como uma barreira protetora, minimizando os danos causados por impactos laterais leves, como em meio-fios e buracos rasos.

Além de proteger a roda, essa tecnologia contribui para o conforto na condução e a durabilidade do conjunto pneu-roda. Exemplos de pneus Continental com essa tecnologia inclui modelos como ContiSportContact 3 MO e ContiSportContact 5 MO.

A importância da montagem correta


Segundo especialistas da Continental, o processo de montagem do pneu na roda deve ser feito com conhecimento técnico e equipamentos adequados. Um aro danificado pode ser um fator contribuinte para o surgimento de vibrações, além de colocar em risco a segurança ao dirigir. É fundamental que profissionais capacitados verifiquem se o dano na roda pode ou não ser reparado.

Onde encontrar os melhores pneus Continental?


Se você está precisando substituir os pneus do seu carro ou deseja reforçar a proteção contra impactos no dia a dia, conheça a linha completa da Continental, disponível na Besten Pneus, que é uma loja referência em qualidade, variedade e atendimento especializado.


Na Besten, você encontra desde os modelos mais urbanos e econômicos até os pneus de alto desempenho com tecnologias exclusivas como o Flange Rib (FR), ideais para quem valoriza segurança, desempenho e durabilidade em qualquer tipo de estrada.


Não deixe o cuidado com as rodas e pneus para depois. Visite a Besten Pneus e garanta já os modelos Continental mais indicados para o seu veículo. Entre em contato com nossos vendedores através do número (47) 3027-9300 ou Whatsapp.

Compartilhe nas redes sociais